VANTAGENS E BENEFÍCIOS
VELOCIDADE
A Arbitragem é muito mais rápida que a Justiça tradicional; uma causa na Arbitragem tem solução em menos de 6 meses, enquanto no Judiciário pode levar muitos anos.
ECONOMIA
A Arbitragem tem um custo final menor, em média, do que no Judiciário. Mesmo que as custas iniciais possam ser maiores, ao longo do tempo – considerando os recursos e os adiamentos – os custos reais ficam mais favoráveis na Arbitragem.
SIGILO
Os processos, na Arbitragem, são sigilosos, preservando a identidade e a imagem das partes e contribuindo para que os relacionamentos possam ser eventualmente mantidos.
ATENDIMENTO VIRTUAL
As audiências e demais procedimentos podem ser feitos inteiramente de forma virtual, sem a necessidade de deslocamentos e viagens custosas.
PROCEDIMENTOS SIMPLES
Regidos pela legislação e pelo regimento da Conversatio, todos os procedimentos são informais, sem pompas e sem os intermináveis recursos do Judiciário, simplificando os processos e agilizando as soluções.
VALOR DE LEI
As sentenças proferidas na Arbitragem tem toda a força da lei, exatamente como no Judiciário tradicional, e sobre elas não cabem recursos.
VISÃO ESPECIALIZADA
No Judiciário, as causas são conduzidas e julgadas por juristas, especialistas na lei. Na Arbitragem, os árbitros são especialistas – engenheiros ou contadores, por exemplo – e também podem acionar peritos especializados, para garantir que os aspectos específicos de cada causa sejam avaliados com propriedade e conhecimento, e sempre estritamente dentro da lei.