O afago é um reforço positivo a uma fala ou a uma atitude da parte ou do advogado que demonstre esforço ou comportamento cooperativo para a solução e para o bom relacionamento dos envolvidos. Geralmente é uma forma de reconhecimento do mediador para a parte ou advogado.
O afago é utilizado para reconhecer comportamentos positivos, encorajar a cooperação e criar um ambiente de confiança durante o processo de mediação. Ao elogiar um comportamento desejável, o mediador pode incentivar mais ações construtivas, facilitando a resolução pacífica dos conflitos. Se o mediador puder fazer o afago para as partes em conjunto, deve ser sobre o mesmo aspecto.
Exemplos de afagos em conjunto:
Mediador: Quero dizer que acho bonito o esforço que fizeram para tentar resolver a situação!
Mediador: Agradeço muito por terem se escutado de forma respeitosa, mesmo que considerassem que alguns pontos parecessem diferentes da sua perspectiva!
Mediador: Vejo que construíram muitas coisas importantes durante o período que foram sócios!
Para que usar o afago?
1. Elogio a contribuições úteis: reconhecer e agradecer as partes e advogados quando oferecem soluções ou contribuem com percepções construtivas.
2. Identificação e acolhimento de sentimentos: identificar e acolher as emoções das partes, demostrando empatia e compreensão.
3. Reconhecimento de progressos: elogiar o avanço e o esforço das partes na busca das melhores soluções contemplando interesses mútuos.
Quando e como usar o afago?
Um aspecto importantíssimo sobre o afago é que se for direcionado apenas a uma parte, deve ser feito na Sessão Individual. Caso contrário, soará como parcialidade do mediador com o outro ou soará como atitude tendenciosa do mediador.
O afago precisa ser sincero para não gerar desconfiança da parte para com o mediador. Por isso se recomenda que se treine a realização de afagos com as pessoas mais próximas no cotidiano. Estamos todos muito mais acostumados a fazer e receber críticas do que afagos.
Por que o afago funciona?
O afago funciona porque os seres humanos tendem a responder positivamente a elogios e reconhecimento. Quando alguém recebe um afago, ou seja, um elogio ou reconhecimento por suas ações ou comportamento, isso contribui para diminuir a tensão entre as partes, criando um clima mais amigável e aberto; incentivar comportamentos cooperativos e colaborativos; construir e fortalecer relações de confiança entre as partes envolvidas; motivar as partes a continuarem empenhadas na busca de uma solução.
Pense nisso: experimente elogiar mais do que criticar aqueles do seu convívio e perceberá muitas mudanças. E lembre-se: afago é reconhecimento, uma das nossas necessidades humanas que contribuem para a autoestima e para a construção da identidade.
O Instituto Conversatio oferece um curso de Ferramentas e Prática de Mediação e Conciliação, que poderá ampliar seus horizontes nessas técnicas. Conheça nossa plataforma de cursos clicando nesse link.