CASES
“De costas um para o outro”
Na hora combinada os mediadores chegaram ao local reservado para iniciar a primeira sessão conjunta de mediação. Cada um dos envolvidos na mediação estava em uma parte da sala de estar, olhando para lados contrários. Após sessões conjuntas e muitas sessões privadas, os envolvidos, que neste caso eram sócios da empresa A, não só conseguiram estabelecer um diálogo frente a frente, alinharam atividades para a saída de um deles da empresa A e o auxílio de ambos na instalação da empresa B. Um aperto de mão e olho no olho selaram o acordo.
“Subiu aflito e desceu alegre”
Ao chegar na Conversatio, a recepcionista notou no semblante da pessoa que foi notificada para uma arbitragem, uma aflição. Foi convidada a aguardar alguns instantes e, em seguida, convidada para subir a fim de dar início a audiência de arbitragem. A condução da audiência, somada à disposição de ambos pela boa negociação, surtiu o resultado positivo para ambas as pessoas, tanto locador quanto locatário. A recepcionista notou a mudança no semblante e a alegria enquanto a pessoa descia para ir embora.

DEPOIMENTOS
ARBITRAGEM
Uma Solução Eficaz para Conflitos Empresariais e Pessoais
A arbitragem, regulada pela Lei 9.307/1996, é um método extrajudicial de resolução de conflitos amplamente aplicado no ambiente corporativo. Neste processo, partes físicas ou jurídicas buscam voluntariamente uma solução rápida e definitiva para disputas que envolvam direitos patrimoniais disponíveis.
As partes envolvidas na arbitragem, mediante um acordo privado, selecionam um ou mais árbitros que proferirão uma
decisão ágil e irrecorrível, com a mesma eficácia de uma sentença judicial. A arbitragem é adequada para diversas áreas do Direito, incluindo Cível, Comercial e Imobiliário, proporcionando uma solução rápida, sigilosa, de custos relativamente reduzidos, e favorecendo a possibilidade de acordos durante o procedimento. Esse método extrajudicial permite que as partes ativamente participem do processo, obtendo uma resolução mais eficiente, econômica e confidencial.