A Relação entre a Mediação de Conflitos e a Saúde Mental

Como a resolução de disputas pode influenciar o bem-estar psicológico.

A mediação de conflitos é uma ferramenta essencial para a resolução pacífica de disputas, e seu impacto vai muito além da simples solução de problemas. Ela desempenha um papel significativo na promoção da saúde mental e do bem-estar psicológico dos indivíduos envolvidos.

Ao longo da minha jornada profissional de advogada, tive a oportunidade de acompanhar mais de um cliente que adoeceu, física e emocionalmente, por conta dos desgastes com processo judicial.

Claro, não foi o processo judicial em si que adoeceu o cliente, mas sim todo o tormento de uma ação que envolve sentimentos, necessidades, custos financeiros e econômicos e muita dor embutida.

Por mais que eu tenha desempenhado meu papel de interlocutora entre o cliente e o Poder Judiciário, é impossível transmitir nos autos todas as necessidades e sentimentos envolvidos. Limitamo-nos à letra fria da lei e quando tentamos, de alguma forma, mesmo que sutil e disfarçada, colocar alguma emoção no petitório, ou o juiz faz de conta que não vê ou de forma bem incisiva afirma que é sua obrigação se ater a prova dos autos e ao que a lei impõe. E ponto final.

Nos meus quase 40 anos de advocacia foram inúmeras as situações em que eu via de forma tão clara o que realmente as partes queriam e precisavam, e quão distante estavam da solução “jurídica”.

Nos processos onde tivemos a oportunidade de nos reunirmos e dialogarmos, com a participação ativa das partes e a assessoria transparente e honesta dos advogados, o resultando foi totalmente exitoso, ainda que, por algumas vezes, não tenhamos chegado a um acordo, pelo menos não naquele momento.

O diálogo, bem conduzido e aproveitado, por si só é terapêutico, é restaurador. A oportunidade de dar às partes voz e vez já é meio caminho andado para uma possibilidade concreta de solução. Ou, pelo menos um momento em que as partes se escutam e se respeitam, como deve acontecer entre seres humanos normais, que sentem, sofrem, se angustiam, mas também experimentam alegrias, entusiasmo e esperança.

Então, fica a dica: se você, advogado, empresário, CEO, aposentado, seja lá qual for sua profissão ou momento atual de vida, tem alguma situação que te incomoda, pense na mediação, procure conhecer, e embarque sem medo. A saúde agradece!

Compartilhe esse post

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Receba nossos conteúdos mais importantes em seu e-mail!

Leia também!